O biometano é uma das alternativas mais promissoras para a descarbonização da matriz energética brasileira e suas projeções de produção impressionam.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a capacidade atual de produção de biometano no Brasil é de mais de 380 mil m³/dia, procedentes de cinco plantas em operação, entre elas, duas do Grupo MDC; a GNR Dois Arcos, em São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, em parceria com a OSAFI; e a GNR Fortaleza, localizada em Caucaia, no Ceará, em parceria com a Marquise Ambiental.
A previsão é de que a produção de biocombustíveis no país continue a crescer nos próximos anos, impulsionada por incentivos governamentais e pela crescente demanda global por fontes de energia mais limpas e sustentáveis. Para 2023, há expectativa de término de construção de mais oito plantas, lideradas por diferentes players, com potencial de aumentar a produção nacional em mais de 300 mil m³/dia.
É nesta esteira que temos prosseguido com o investimento para expansão de nossos negócios. Em parceria com a Solví Essencis Ambiental, estamos construindo em Caieiras, São Paulo, o novo projeto de biometano que entrará em operação no próximo ano. A nova planta vai ampliar a oferta do biocombustível renovável no estado paulista e contribuir para que os consumidores industriais, comprometidos com metas de redução da sua pegada de carbono, tenham acesso a um produto 100% sustentável e com previsibilidade de preço.
Investimentos em tecnologias limpas e renováveis são essenciais para a construção de uma economia mais sustentável.
Acompanhe mais novidades sobre nossa Companhia em nosso perfil no LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/mdcenergia