Na última terça-feira, 25, a MDC esteve presente na 3ª edição do I-REC Day Brazil, um dos maiores eventos do país sobre atributos ambientais. Sediado em São Paulo, o fórum foi realizado pelo Instituto Totum em parceria com a I-TRACK Foundation.
A MDC foi representada no evento por Oliver Jones, Executivo de Negócios Renováveis. Ele foi um dos painelistas na mesa que discutiu o tema Certificação de Biometano.
Além do Oliver, participaram as profissionais Giulia Ceccarelli (World Biogas Association – WBA, instituição da qual fazemos parte), Ligia Camargo (Heineken, empresa para a qual a MDC fez a primeira venda do país de certificados de rastreabilidade de biometano) e Leidiane Mariani (Amplum Biogás).
No painel, foi discutido o avanço do mercado brasileiro de biometano e como o biocombustível contribui para a descarbonização das organizações. Além desse panorama, os participantes comentaram sobre o papel dos certificados para fornecer a garantia e rastreabilidade ao consumo do gás renovável.
Os painelistas exploraram ainda tópicos como CGOB, Lei do Combustível do Futuro, Protocolo GHG, CBIOs e o Chamamento Público da Petrobras, comentando sobre como esses instrumentos estão moldando o futuro das práticas sustentáveis no mercado.
Premiação e reconhecimento

Durante o I-REC Day Brazil, o Instituto Totum premiou ainda organizações que se destacaram em 2024 no âmbito dos ce
rtificados de energia e gás.
A GNR Fortaleza, primeira usina a injetar biometano diretamente na rede de distribuição, foi premiada como a empresa que mais emitiu e aposentou GAS-RECs (certificados de rastreabilidade de biometano) em 2024.
Você sabe o que são os certificados de biometano?
Este é um mercado ainda em evolução no Brasil – tanto em aspectos regulatórios quanto comerciais. Além de pioneira neste segmento, a MDC vem contribuindo ativamente junto a instituições como a World Biogas Association e a Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (ABiogás), que desempenham papel relevante para o avanço do setor.
Hoje, os certificados de biometano são utilizados para rastrear e segregar o atributo ambiental referente às emissões biogênicas de CO2, podendo ser utilizados por empresas que têm interesse em descarbonizar sua matriz energética através da comprovação de consumo de combustível renovável.
Um exemplo de certificado de rastreabilidade de biometano é o GAS-REC, que for idealizado pelo Instituto Totum. O GAS-REC rastreia o biogás ou o biometano proveniente de usinas de produção pela cadeia de fornecimento de forma a provar que o consumidor de gás se apropria da parte renovável do gás consumido.
A MDC gera aproximadamente 900 mil GAS-RECs por ano através da GNR Fortaleza.