Globalmente, o setor de transportes é um dos principais emissores de carbono, representando cerca de 24% das emissões de gases de efeito estufa, de acordo com dados do WRI Brasil.
No contexto em que países e organizações têm investido rumo à transição energética, o biometano aparece em posição protagonista. Recentemente, a nota técnica “Descarbonização do setor de transporte rodoviário – Intensidade de carbono das fontes de energia”, publicada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), apontou que o biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricidade para veículos.

Segundo a pesquisa, o biocombustível tem uma intensidade de carbono de 8,35 gramas de dióxido de carbono equivalente por megajoule (gCO₂eq/MJ), enquanto a eletricidade tem uma intensidade de 21,15. Já para o diesel, em comparação neste mesmo indicador, o número é de 78,82.
O biometano tem um potencial significativo na estratégia de adoção de combustíveis sustentáveis. Produzido a partir da purificação do biogás naturalmente gerado pela decomposição de resíduos agropecuários e urbanos, o biometano é totalmente intercambiável com o gás natural, podendo ser utilizado no abastecimento de veículos leves e pesados, além de aproveitar a infraestrutura existente do próprio gás natural de fonte fóssil.
Com a urgência para adoção de medidas que mitiguem o impacto das mudanças climáticas, o mercado de biometano tem sido impulsionado por diversos mecanismos, como a própria Lei do Combustível do Futuro. A MDC já atua neste mercado há mais de dez anos, tendo sido a primeira empresa a comercializar biometano em escala comercial no Brasil e a injetar o biocombustível diretamente no gasoduto.
Convidamos você a conferir a nota técnica publicada pela EPE na íntegra neste link.
Sobre a MDC Energia – pioneira e referência em projetos de biometano e gás natural:
O modelo de negócios da Companhia se dá a partir do desenvolvimento de sociedades com parceiros
detentores das fontes de matéria-prima, como aterros sanitários, biodigestores, composteiras e poços maduros ou mesmo a aquisição de metano bruto (biogás ou gás de poços). Com times robustos de engenharia e negócios, a MDC desenvolve a melhor solução técnica e comercial para aproveitamento destes produtos, remunerando o parceiro detentor do metano e levando um combustível competitivo ao cliente.
Nossa Companhia também atua com a emissão e comercialização de atributos ambientais como créditos
de carbono, CBIOs (certificados de descarbonização) e certificados de rastreabilidade de biometano (GAS-REC). Estes permitem que a venda do combustível seja feita para clientes que busquem apenas preço, enquanto o certificado é comercializado para outros, focados em sustentabilidade. Entendemos que este mecanismo é muito importante dadas as restrições logísticas do País. Investimos sempre em tecnologia e confiabilidade, garantindo altos padrões de qualidade, nos serviços e monitoramento das operações em uma central que gere toda a cadeia de forma on-line, 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.