A Política Nacional de Biocombustíveis, conhecida como RenovaBio, estimula e regula a produção e o uso de energéticos com menor impacto ambiental no Brasil – dentre eles, o biometano.
Com uma forte contribuição na agenda de transição energética do país, o RenovaBio afere as Notas de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA) das unidades produtoras de biocombustíveis.
Esta é uma nota técnica que demonstra a performance ambiental do combustível limpo em comparação ao seu equivalente fóssil. Ela corresponde à diferença entre a emissão média dos combustíveis fósseis substitutos (gasolina, diesel e GNV) e a intensidade de carbono da planta de combustível renovável.
Quanto menor essa intensidade, mais a NEEA se aproxima da média fóssil, indicando maior eficiência energética e ambiental.
As duas maiores notas do RenovaBio são das nossas unidades. A GNR Fortaleza, usina de produção de biometano em parceria com a Marquise Ambiental, acumula uma NEEA de 80,77 gCO2eq/MJ. Na sequência, a GNR Dois Arcos, fruto de uma sociedade com o Grupo Osafi, registra uma NEEA de 80,24.
Esses são indicadores que atestam não apenas o compromisso da nossa Companhia com os melhores resultados, mas a busca constante pela excelência operacional e eficiência energética.
Você pode conferir mais sobre a NEEA e o RenovaBio no Painel Dinâmico da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).