Oficialmente instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977 como Dia Internacional da Mulher, o 8 de Março é um marco para celebrar a luta feminina pela igualdade. Desde o início do século XX, diversos eventos influenciaram a formalização da data, tendo como pautas principais condições de trabalho, remuneração e direitos sociais.
Hoje, na MDC, as mulheres representam 50% da força de trabalho no ambiente corporativo. Mas, fortalecendo a pauta da diversidade e inclusão, a Companhia tem como meta ampliar o número de colaboradoras em cargos operacionais e em posições de liderança.
A comemoração da MDC neste 8 de Março foi marcada pelo lançamento do grupo de afinidade “Mulheres de Gás”. Iniciativa das próprias colaboradoras, o fórum tem o objetivo de reunir as mulheres da Companhia para trocas de experiências, vivências e endossar a pauta de D&I.
“O encontro de hoje marca o lançamento de um programa liderado pelas nossas colaboradoras, com o envolvimento de muitas mulheres da empresa. Estamos pela primeira vez criando um grupo de afinidade, que nada mais é do que um encontro de colaboradoras que têm interesses semelhantes”, comentou Manuela Kayath, diretora presidente da MDC, na abertura do evento. “Os grupos de afinidade já são uma prática hoje bastante comum entre as empresas que têm agenda ASG, assim como a nossa. A aproximação da liderança é fundamental para a gente garantir a visão estratégica deste grupo”.
Realizado na modalidade híbrida e para todas as mulheres da Companhia, o lançamento do grupo teve como tema “Liderança Feminina”. Na ocasião, foram trazidos dados como a evolução histórica dos direitos das mulheres, a importância de um ambiente acolhedor e como a presença de lideranças femininas vem impactando cada vez mais o mercado com resultados positivos para as organizações.
“A gente sentia que precisava de um espaço para trocar experiência, vivências, ensinamentos e dicas. Este é um ambiente sem julgamentos e totalmente facultativo, queremos que todas queiram estar aqui”, pontuou Emanuelle Ferreira, da área de Novos Negócios.
O próximo encontro está previso para o mês de maio e terá como tema “Síndrome da Impostora”. Você pode entender mais sobre o tema clicando aqui!