Na edição da última terça-feira, 28, o Valor Econômico veiculou um caderno especial sobre inteligência artificial. A operação sustentável da GNR Fortaleza, usina de biometano operada por nossa subsidiária Ecometano, no Ceará, em parceria com a Marquise Ambiental, foi mencionada entre os cases de utilização de tecnologias no monitoramento de riscos ambientais e aumento na performance da eficiência energética operacional em empresas.
Thales Motta, diretor da GNR Fortaleza, foi entrevistado para o especial e falou sobre a tecnologia avançada de automação utilizada na usina para transformar em biometano o biogás captado no aterro sanitário de Caucaia, cidade próxima à Fortaleza. Essa operação evita anualmente que 610 mil toneladas de metano sejam lançadas na atmosfera, gás de efeito estufa que chega a ser mais de 20 vezes mais poluente que o CO2.
Além disso, Thales compartilhou alguns dos planos da Companhia para injetar ainda mais tecnologia na operação da GNR Fortaleza, ”Estamos desenvolvendo uma plataforma supervisória, com sistemas mais velozes de controle da operação em tempo real. Em meados do próximo ano, com os novos softwares, iremos chegar na indústria 4.0, com programas que irão desempenhar ainda mais tarefas do operador”, disse.
Confira matéria na íntegra por meio do link: http://glo.bo/3F6i721